História do Aço

O ciclo do aço é o ciclo da vida.

O aço está ligado em todas as interações e relações humanas, está nos sonhos de consumo, na esperança de cura, está na intimidade dos lares e está nos ideais de um futuro melhor. Está presente no dia a dia mesmo antes de nascermos. Está em tudo o que fazemos, a toda hora e em qualquer lugar, esse é um material essencial.

No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, não é possível imaginar o mundo sem o uso do aço. A produção do aço é um forte indicador do desenvolvimento econômico de um país. Mas, fabricar itens de aço exige técnica que deve ser renovada de forma cíclica, por isso o investimento constante em pesquisa. O início e o processo de aperfeiçoamento do uso do ferro representaram grandes desafios e conquistas para a humanidade.

Idade do ferro

A idade do ferro se iniciou em 1200 a.C. e é considerada o último estágio tecnológico e cultural da pré-história. Seu descobrimento promoveu grandes mudanças na sociedade. A agricultura se desenvolveu com rapidez por causa dos novos utensílios fabricados. A confecção de armas mais modernas viabilizou a expansão territorial de diversos povos, o que mudou a face da Europa e de parte do mundo.

Aos poucos, novas técnicas foram sendo descobertas, tornando o ferro mais duro e resistente à corrosão. Um exemplo disso foi a adição de calcário à mistura de minério de ferro e carvão, o que possibilitou melhor absorção das impurezas do minério. Novas técnicas de aquecimento também foram sendo desenvolvidas, bem como a produção de materiais mais modernos para se trabalhar com o ferro já fundido.

Com a possibilidade de obtenção de ferro no estado líquido, ao aumentar as temperaturas das forjas, nasceu a técnica de fundição de armas de fogo, balas de canhão e sinos de igreja. Mais tarde, o uso do ferro se estendeu para residências de grandes portões e placas de lareira com desenhos elaborados. A grande mudança ocorreu, porém, em 1856 quando o processo de Bessemer o primeiro processo industrial de baixo custo para a produção em massa de aço a partir de ferro gusa fundido. O processo foi nomeado em homenagem ao seu inventor, Henry Bessemer, que registrou sua patente em 1856. O processo é um avanço de uma prática conhecida na China desde 200 d.C. O

princípio desse processo é a remoção de impurezas do ferro pela oxidação com ar soprado através do ferro fundido. A oxidação inclusive aumenta a temperatura da massa de ferro e a mantém em estado fundido.

Image
Image

Llinks rápidos

Termos e Condições

©2021.Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por Agencia ABA